Centro de Ciências Agrárias - CCA

Coordenação: Giorgio Mendes Ribeiro | Currículo Lattes | Portaria CCA/Ufersa Nº 04/2018.

Contato: (84) 3317-8538 Ramal: 1087
E-mail: giorgio@ufersa.edu.br
Endereço: Campus Sede, em Mossoró, Lado Leste, em frente à Biblioteca Orlando Teixeira.
Redes Sociais: @seprom_ufersa.

O Setor de Produção de Mudas – SEPROM da Universidade Federal Rural do Semi-Árido é uma unidade suplementar vinculada ao Centro de Ciências Agrárias – CCA, destinada à atuação de estágio dos discentes, bem como ambiente de Ensino, Pesquisa e Extensão para diversas disciplinas da Graduação e Pós-graduação.

O SEPROM conta em sua estrutura com uma sala administrativa, sala de apoio para funcionários, espaço para a guarda de ferramentas e utensílios, depósito para armazenamento de adubos, depósito para guarda de defensivos agrícolas, e mais:

– 05 Viveiros para pesquisas com plantas nativas, medicinais e fruteiras totalizando uma área de 956m²;
– 01 Viveiro de 528m² com capacidade para 10.000 mudas;
– 05 Canteiros-sementeiras;
– 01 Berçário de Mudas com área de 70m²;
– 01 Horta Didática para as práticas com alunos de graduação e pós-graduação;
– 01 Mini pomar; e um
– 01 Bosque composto por Ipê-roxo.

Nossa Missão – Produzir mudas de espécies florestais, frutíferas, ornamentais e medicinais contribuindo com a arborização e paisagismo dos campi e servindo também como espaço didático para a formação acadêmica dos estudantes dos cursos ligados ao Centro de Ciências Agrárias – CCA. O setor estimula a reflexão sobre a problemática e conscientização ambiental em seus visitantes para uma melhor qualidade de vida.

Nossa VisãoSer reconhecido como um Setor de excelência na produção de mudas de espécies florestais, frutíferas, ornamentais e medicinais do semiárido nordestino.

Nossos Objetivos – (1) Destacar a disseminação de boas práticas de produção de mudas e práticas conservacionista; (2) Servir como espaço didático para as atividades de ensino, pesquisa e extensão para alunos de graduação e pós-graduação; (3) Valorizar as espécies nativas da região e as espécies adaptadas às condições edafoclimáticas que contribuem para conservação ambiental respeitando os valores culturais e ambientais e (4) Ser um espaço onde a produção de mudas é vista como uma atividade que gere reflexões mais profundas sobre as questões ambientais na região semiárida e permita possibilidades de enfrentamento da problemática da necessidade da arborização na região.

Nossos Valores – Melhoria contínua; Trabalho em equipe; Conservacionismo; Simplicidade nas relações; Boas práticas; Qualidade; Honestidade; Inovação; Competência e Comprometimento com os resultados.

Portfólio SEPROM

Dentro da proposta pedagógica de Educação Ambiental, o Setor conta com a seguinte Carta de Serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade em geral:

• Produção de composto orgânico por meio de insumos produzidos dentro da própria Universidade;
  • Arborização dos campi da Ufersa em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros;
  • Doação de mudas à comunidade por meio das atividades educativas realizadas pelo Setor;
  • Visitação Guiada com a recepção de estudantes, professores e agricultores que desejam conhecer a prática;
  • Ações de Responsabilidade Social com arborização em terrenos baldios, atividades de implantação de jardins, áreas de convivência e praças;
  • Manutenção dos espaços já consolidados, que envolvem a poda (de formação, condução ou limpeza), observações e identificação de árvores doentes, substituição ou extração de árvores, enriquecimento dos espaços com composto orgânico;
  • Levantamento e identificação das espécies que usadas no paisagismo, criando espaços adequados para a comunidade acadêmica e local.

SEPROM em números

• XXXX mudas doadas em 2023
  • XXXX mudas produzidas nos últimos 5 anos
  • XX cidades já foram beneficiadas com o trabalho do SEPROM

Plano de Trabalho
Relatório de Gestão 2022

SEPROM na mídia

• 2023

10/02 – Setor de mudas da UFERSA realiza ação no bairro Redenção. TCM Notícia.

XX/XX –

Clipping

• 2023

06/03 – Setor de Mudas se transforma em local de conhecimento e lazer nas manhãs de domingo.

• 2022

23/08 – Estudantes são contemplados com hortaliças

Fotogaleria

15 de fevereiro de 2019. Visualizações: 2433. Última modificação: 09/05/2023 17:24:32